13
Apr
2015

Cuidado com os pés!

“Diga-me com quem andas e te direi quem és!” ou, nesse caso, “Diga-me como andas e te direi quem és!”… Você sabia que, em função do diabetes, somos mais propensos a desenvolver alguns males que acometem os pés?  A neuropatia está no topo da lista: taxas aumentadas de glicose no sangue por longo período de tempo podem ser responsáveis pela perda de sensibilidade local, ou seja: não se sente mais dor e não se percebe alterações de temperatura – o que facilita o surgimento de feridas.

Infelizmente, muitos diabéticos só se dão conta do que está acontecendo quando seus pés ou pernas já apresentam feridas ou, em alguns casos, infecções. Mas a boa notícia é que a prevenção pode ser eficaz e evitar os problemas: observação e cuidado diário são muito importantes! Tenho algumas dicas:

– Examine seus pés diariamente para verificar se existem lesões ou qualquer outra alteração (como calos, verrugas e micoses) e consulte seu médico quando suspeitar de algo errado: toda e qualquer ferida deve ser tratada!  Esqueça a ideia de que ela irá cicatrizar sozinha.

– Os pés precisam ser lavados e, depois, bem secos. Hidrate diariamente a região para afastar o risco de fissuras e ressecamento.

– Calçados e meias também merecem atenção. Os sapatos devem ser macios e acomodar os pés, sem machucá-los. As meias não devem apertar e nem ter qualquer ponto de atrito com a pele, como costuras ou bordados.

Além dos cuidados necessários, o AoTrabalho procurou o “Pés sem Dor“, uma empresa especializada em palmilhas sob medida, para mais informaçoes. Fui atendida por uma fisioterapeuta que examinou e realizou alguns testes na região para identificar eventuais dores e passei por uma avaliação completa dos meus pés, tornozelos e joelhos.

Descobri, entre outras coisas, que a pressão no meu pé é mal distribuída, mas nada sério. No meu caso, uma palmilha sob medida será confeccionada para conforto e prevenção.

Pes Sem dor

Os resultados e a experiência vocês conferem nos próximos posts! Acompanhem!

A ANAD, Associação Nacional de Assistência ao Diabético, em parceria com a “Pés Sem Dor”, também realiza avaliações gratuitas em sua sede. Informe-se!

email